GUABIJÚ ( Myrcianthes pungens)

A FRUTA MAIS SABOROSA DO SUDESTE, CONHECIDA COMO MIRTILO BRASILEIRO

MEDIA DE 1 METRO - 80,00

Nome científico: Myrcianthes pungens (O. Berg) D. Legrand

Nomes populares: Guabiju, guabiroba-açu, guajaraí-da-várzea, guabiju-açu, guabiju-guaçu, guabira-guaçu, guavira-uaçu.

Família botânica: Myrtaceae

Distribuição geográfica e habitat: Brasil e Uruguai. Característica das Florestas Semidecíduas de Altitude e das bacias dos rios Paraná e Uruguai. Encontrada também

Características gerais: árvore com até 20 m de altura, com tronco tortuoso e nodoso, de casca liso-acinzentada, pardacenta e escamosa. Folhas: simples, opostas, pecioladas, cartáceas, glabras, elípticas-lanceoladas, ápice acuminado, espinescente, base cuneada, discolores. Flores: bissexuais, actinomorfas, dispostas em racemos axilares, podendo ser solitárias, de coloração creme que surgem de outubro a dezembro. Frutos: grandes, globosos, velutinos, com polpa carnosa, suculenta, de sabor doce agradável, de coloração roxo-avermelhada, com 1 ou 2 sementes. Frutifica de janeiro a fevereiro.

Solo: ocorre em solos rochosos.

Usos: A polpa dos frutos é consumida ao natural. Pássaros são atraídos por seus frutos. As flores são melíferas, muito visitada por abelhas. A madeira pode ser usada na construção civil, em obras de torno, marcenaria de luxo, cabos de ferramentas e instrumentos agrícolas, é pesada, elástica e compacta. É interessante para ser indicada na recuperação de áreas degradadas por possuir frutos atrativos para a avifauna. Pode ser usada no paisagismo devido a sua copa densa.

Cultivo: Multiplica-se por sementes, sendo muito disseminada pela avifauna. Pode ser utilizada como planta ornamental, apesar do desenvolvimento lento. Um quilo de sementes pode conter até 4 mil unidades.

fonte: www.todafruta.com.br/guabiju/

 

Share
Download Free Designs http://bigtheme.net/ Free Websites Templates